Material
- E = aço inoxidável
V2A material n.º 1.4301 = AISI 304
V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L
- A = alumínio
A zona de movimento é composta por um elastómero termoplástico e muito flexível com ligamentos de aperto num material mais duro.
Características do material e áreas de aplicação:Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificada com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros factores esperados. Schlüter-DILEX-EKSN/EKSB e EKSA com perfis de suporte em aço inoxidável 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A) são especialmente adequados para aplicações que, além de terem de ser resistentes a elevadas agressões mecânicas, têm de resistir também a solicitações químicas, p. ex. resultantes de meios ácidos ou alcalinos e de agentes de limpeza ou de sal para degelar. No caso de solicitações mais elevadas, p. ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de V4A. Mas também o aço inoxidável não é resistente a todas as agressões químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou determinadas concentrações de salmoura. As solicitações especiais esperadas devem ser por este motivo verificadas de antemão. Consoante a solicitação química esperada é possível escolher entre as ligas nos materiais 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A).
Schlüter-DILEX-AKSN e AKSA com perfis de fixação laterais em alumínio são sensíveis a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de actuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.
As zonas de movimento de todos os tipos de perfil de Schlüter-DILEX-KS e KSA são compostas por um elastómero termoplástico altamente flexível. Este é resistente aos raios UV e adequado para a utilização em áreas exteriores, sendo igualmente resistente às solicitações químicas que se verificam habitualmente em revestimentos cerâmicos e, além disso, resiste a fungos e bactérias. A peça embutida é resistente a temperaturas entre -60 °C e +100 °C. O elastómero termoplástico pode ser soldado para prolongamento dos perfis.
Para a execução dos encontros de juntas de dilatação com os perfis de junta de movimento Schlüter-DILEX-KS, disponibilizamos Schlüter-DILEX-KS/K em todas as cores.