14.01.2013
Climatização eléctrica de piso
Novo: Schlüter®-DITRA-HEAT-E
Ao pensar numa climatização eléctrica de piso, pensava-se até à data em tapetes pré-fabricados de aquecimento eléctrico. Quando a Schlüter-Systems se começou a debruçar sobre este tema, o que surgiu não foi um novo tapete de aquecimento eléctrico: o desenvolvimento do Schlüter®-DITRA-HEAT-E comprova que a empresa de Iserlohn pensa no futuro. O novo sistema, apresentado pela primeira vez em Munique, permite não só aquecer superfícies no solo específicas de uma forma rápida e individual, como também desacoplar o revestimento directamente a partir da base.
No sistema Schlüter®-DITRA-HEAT-E, os cabos de aquecimento são assentados na membrana de desacoplamento. Graças à tecnologia patenteada DITRA, o novo sistema de climatização eléctrica do piso pode ser assente em bases críticas como construções com vigas de madeiras, betonilhas frescas ou bases com fissuras, sem que ocorram danos no revestimento de tijoleira ou nos cabos de aquecimento. É igualmente evitada a ocorrência de dados no revestimento devido a mudanças rápidas de temperatura.
A distribuição homogénea do calor garante um confortável ambiente térmico interior, em que a temperatura de bem-estar é definida de um modo confortável e preciso graças ao sensor de temperatura integrado no piso em conjunto com o regulador digital da temperatura do piso. As zonas climatizadas podem ser definidas individualmente; ao contrário dos sistemas convencionais com tapetes de aquecimento eléctrico previamente colados, os cabos de aquecimento podem ser assentes individualmente no quadro dos nós da membrana de desacoplamento.
Devido à sua reduzida altura de construção, o Schlüter®-DITRA-HEAT-E permite uma fácil montagem posterior, sendo como tal adequado para renovações e reabilitações. Uma vez que os cabos de aquecimento são directamente assentes com cola para tijoleira na membrana de desacoplamento, ficam situados logo abaixo do revestimento de tijoleira, de modo que o calor é disponibilizado de uma forma rápida e eficaz. Não é necessária a aplicação morosa de argamassa sobre as superfícies aquecidas, tal como nas membranas de aquecimento convencionais, nem um desacoplamento subsequente.
Outra vantagem: O sistema de climatização eléctrica de piso é duradouro, praticamente isento de manutenção e económica em termos de aquisição e na instalação. Devido aos baixos custos suplementares, o Schlüter®-DITRA-HEAT-E é igualmente uma solução economicamente atractiva para a obtenção de pisos com um calor agradável. Devido aos custos operacionais mais elevados, a climatização eléctrica de piso não é adequada como sistema de aquecimento completo. Neste caso, é recomendável um aquecimento de superfície eficaz com o piso cerâmico climatizado Schlüter®-BEKOTEC-THERM.