A ideia de utilizar perfis encaixa perfeitamente no contexto de novos desenvolvimentos na produção de azulejos e de materiais de construção.
A crise do petróleo nos anos 70 levou à mudança dos processos na produção de azulejos. Para poupar energia no processo de fabrico, os azulejos necessitam, agora, de ser levados ao forno apenas uma vez.
Com esta nova técnica de poupança de energia, os azulejos tornaram-se menos resistentes, pelo que, os cantos e linhas exteriores estão mais expostos e desprotegidos. Além disso, os azulejos já não são colocados numa base de argamassa, mas sim com uma cola especial. É neste sentido que se torna extremamente difícil, ou praticamente impossível, efectuar acabamentos em azulejos sem o uso de um perfil de segurança, que protege a linha exterior final, prevenindo que estes estalem ou partam. Assim, o perfil provou rapidamente ser uma excelente protecção de cantos e, ao mesmo tempo, esteticamente agradável.
Portanto, não admira que o perfil da Schlüter se tenha tornado um produto mundialmente conhecido. O produto tornou-se o primeiro de uma longa linha de produtos e sistemas com êxito que tornaram a SCHLÜTER-SYSTEMS, o fornecedor maior e mais inovador desta indústria.