Bases
As bases sobre as quais se pretende colocar a DITRA têm de ser sempre verificadas quanto à adequação, por exemplo, nivelamento, capacidade de carga, limpeza, compatibilidade, etc. Devem ser removidos da superfície os componentes que impeçam a aderência. Antes da colocação da DITRA, deve ser realizada a compensação de irregularidades ou uma compensação de altura ou inclinação.
Betão
O betão está sujeito a uma alteração de forma prolongada devido à retração. No betão e no betão pré-esforçado também podem surgir tensões por deflexão. A utilização de DITRA absorve as tensões que surgem entre o betão e o revestimento cerâmico (no pavimento ou em paredes), de modo que a cerâmica possa ser colocada imediatamente após ter sido atingida uma estabilidade suficiente do betão.
Betonilhas de cimento
De acordo com as regras aplicáveis, as betonilhas de cimento devem ter sido colocadas pelo menos 28 dias antes da colocação da cerâmica e apresentar um teor de humidade inferior a 2%. No entanto, mesmo posteriormente, as betonilhas flutuantes e as betonilhas aquecidas, em particular, têm tendência a deformar-se e formar fissuras, por exemplo, devido às cargas e mudanças de temperatura.
A utilização da DITRA permite colocar a cerâmica sobre betonilhas de cimento frescas assim que estas possam ser pisadas.
Se posteriormente ocorrerem fissuras e deformações na betonilha, estas são neutralizadas por DITRA e não são transferidas para o revestimento cerâmico.
Betonilhas de anidrite
De acordo com as regras aplicáveis, a betonilha de sulfato de cálcio (betonilha de anidrite), apenas pode ter uma humidade residual máx. de 0,5% no momento da colocação da cerâmica. Ao utilizar a DITRA, é possível aplicar um revestimento cerâmico logo a partir de uma humidade residual inferior a 2%.
Se necessário, a superfície da betonilha deve ser tratada (lixar, aplicar primário) de acordo com as regras especializadas e as especificações do fabricante. A DITRA pode ser colada com cimento cola de base hidráulica ou outras argamassas de camada fina adequadas para o efeito. DITRA protege a betonilha contra a penetração de humidade na superfície. As betonilhas de anidrite são sensíveis à humidade, por isso a betonilha deve ser protegida contra a penetração adicional de humidade, por exemplo, exposição à humidade proveniente das fundações.
Betonilhas aquecidas
DITRA também pode ser utilizada em betonilhas aquecidas de acordo com as indicações anteriormente referidas (cimento, anidrite). Ao utilizar a DITRA, a construção do revestimento pode ser aquecida logo 7 dias após a conclusão. Começando com 25 °C, a temperatura de entrada pode ser aumentada diariamente em 5 °C, no máximo, até atingir a temperatura máxima de utilização de 40 °C. Os canais de ar formados pela DITRA permitem uma distribuição térmica rápida e uniforme sob o pavimento cerâmico.
Nota:
Para pavimentos aquecidos remetemos para o nosso sistema de pavimento cerâmico climatizado Schlüter-BEKOTEC-THERM.
Recomendamos a Schlüter-DITRA também para o desacoplamento de pavimentos aquecidos por esteiras de aquecimento elétricas finas. Neste caso, a Schlüter-DITRA pode ser colocada sobre ou por baixo da esteira de aquecimento. No entanto a função de desacoplamento superior é alcançada pela colocação sobre a membrana de aquecimento.
Para suporte dos cabos de aquecimento do sistema, foi desenvolvida a Schlüter-DITRA-HEAT, uma membrana de desacoplamento especial para a climatização do pavimento ou parede. Para saber mais, veja a folha de dados do produto 6.4.
Betonilha seca
Após uma instalação correta e conforme as instruções do fabricante dos elementos da betonilha seca, o formato máximo da cerâmica pode ser escolhido sem restrições de tamanho com utilização da DITRA.
Alvenaria/bases combinadas
A alvenaria maciça feita de tijolos, produtos sílico-calcários, pedras ligadas com cimento, betão celular e similares é adequada de modo geral como base para a DITRA. As irregularidades devem ser niveladas previamente. Especialmente no caso de renovações, bem como remodelações e extensões, as bases muitas vezes são compostas por materiais diferentes (alvenaria combinada), que tendem a formar fissuras nas superfícies limite devido a diferentes deformações. Com a DITRA, as tensões e fissuras resultantes não são transferidas para o revestimento cerâmico.
Reboco/blocos de gesso
As bases de gesso devem ser consideradas secas após o teste conforme as regras reconhecidas. Pode ser necessário pré-tratar as superfícies aplicando um primário. A DITRA pode ser colada com argamassa de camada fina hidráulica ou outros cimentos cola adequados para o efeito.
Varandas e pátios
A função de lâmina de desacoplamento da Schlüter-DITRA neutraliza as tensões entre a base e o revestimento cerâmico que surgem devido às numerosas e elevadas mudanças de temperatura que ocorrem em varandas. Além disso, a DITRA, em situações de revestimento cerâmico, pode assumir totalmente a função de impermeabilização em varandas salientes ou em pátios em contacto com a terra. (Observar as notas sobre a função de impermeabilização). A base (cimento, betonilha) tem de possuir um declive suficiente.
Se revestimentos antigos forem suficientemente resistentes e possuírem o declive suficiente, uma construção de revestimento existente pode ser utilizada diretamente como base em caso de renovação. Caso contrário, antes de se colar a DITRA devem ser removidas todas as peças soltas ou sem adesão suficiente e todos os pontos deficientes ou declives em falta devem ser corrigidos com argamassa adequada.
No caso de revestimentos com comprimentos de arestas ≥ 30 x 30 cm, recomendamos a utilização do Schlüter-DITRA-DRAIN (ver também a ficha de dados do produto 6.2).
Terraços
Em terraços sobre divisões de habitação e comerciais ou sobre superfícies de cobertura de telhados deve ser preparada – respeitando os regulamentos profissionais aplicáveis – como telhado plano.
No caso de divisões habitacionais e comerciais isoladas termicamente (e divisões com expetativa de diferenças térmicas relativamente ao exterior), a construção conforme as normas exige uma barreira antivapor e um vedante no topo. Observar eventuais desvios de normas nacionais e/ou códigos profissionais aplicáveis. É necessário dispor uma drenagem por cima do vedante superior (Schlüter-TROBA ou Schlüter-TROBA-PLUS). Por cima desta deve ser instalada uma betonilha como camada de distribuição da carga. DITRA é colada sobre a superfície da betonilha, para formar uma camada de desacoplamento do revestimento cerâmico e como proteção anti-humidade da betonilha. A função de lâmina de desacoplamento da Schlüter-DITRA neutraliza as tensões entre a base e o revestimento cerâmico que surgem devido às numerosas e elevadas mudanças de temperatura que ocorrem em terraços.
No caso de revestimento com comprimentos de arestas ≥ 30 x 30 cm, recomendamos DITRA-DRAIN (sobre este assunto, ver também a ficha de dados do produto 6.2).
Revestimentos e acabamentos plásticos
As superfícies têm de ser fundamentalmente resistentes e serem concebidas e preparadas de modo que a aderência de uma cola adequada possibilite a fixação do geotêxtil da DITRA. A compatibilidade da cola com a base e com a DITRA deve ser verificada previamente.
Painéis de aglomerado e placas prensadas
Estes materiais estão particularmente sujeitos a mudanças de forma devido à influência da humidade (também humidade do ar com forte oscilação). Portanto, devem ser utilizados painéis de aglomerado ou placas prensadas impregnados contra a absorção de humidade. Em princípio, os painéis e as placas podem ser utilizados como base na parede e no pavimento em espaços interiores. A espessura dos painéis e das placas deve ser selecionada de modo que, em conjunto com uma estrutura de suporte adequada, estes tenham uma estabilidade dimensional suficiente. A fixação deve ser assegurada aparafusando a distâncias curtas apropriadas. As juntas devem ser criadas com união de macho e fêmea e ser coladas. Devem ser respeitadas juntas perimetrais de aprox. 10 mm em relação a componentes adjacentes. Schlüter-DITRA neutraliza as tensões que ocorrem em relação ao revestimento cerâmico e ainda impede a penetração de humidade.
Soalhos de madeira
Em princípio, no caso de tábuas de madeira aparafusadas e suficientemente resistentes com união de macho e fêmea, é possível colocar diretamente revestimentos cerâmicos. Antes da colocação de DITRA, a base de madeira deve ter uma humidade equilibrada. No entanto, a aplicação de uma camada adicional de painéis de aglomerado ou placas prensadas também se revelou eficaz neste caso. Os pavimentos irregulares devem ser nivelados previamente através de medidas de compensação adequadas.
Betonilhas de asfalto fundido
Schlüter-DITRA permite a colocação de superfícies cerâmicas sobre betonilhas de asfalto fundido não aquecidas conforme as normas aplicáveis em interiores. As superfícies têm de ser lixadas ou concebidas de modo que o cimento cola para colagem da DITRA tenha aderência suficiente.